Labreca era um cão de caça rafeiro zarolho que apesar de não conseguir segurar uma presa na boca o seu dono levava-o sempre à caça porque, para além do o seu latido esganiçado divertir os outros caçadores, ele achava-se o melhor cão de caça do Mundo e era o primeiro a entrar no atrelado. Ricardo tinha mais ou menos a mesma idade de Labreca e nos treinos gostava de ir à baliza para usar umas luvas parecidas com as que a mãe usava para lavar a loiça. O treinador dizia-lhe que ele não podia ir porque tinha um problema de visão, “tu não vês bem de esguelha” dizia-lhe então. Ricardo respondia-lhe que também o Stevie Wonder era cego e tocava piano. Aquela persistência e tom de voz não enganavam, Ricardo era uma alma gémia de Labreca. Foi assim que o treinador lhe deu como alcunha o nome do seu cão zarolho e deixou Ricardo ir para a baliza.Daí até à baliza do Sporting e da Selecção é um mistério apenas comparável à construção das pirâmides do Egipto.
Ricardo tornou-se num bom guarda-redes a jogar com os pés e um dos piores a sair da baliza nos cruzamentos, é mais ou menos como ser piloto de fórmula1 e ter jeito para as rectas mas ser mau nas curvas. Tem uma boa qualidade, nos treinos é óptimo para levantar a moral dos avançados, só assim se explica a confiança do Nuno Gomes antes dos jogos, nos treinos fartava-se de marcar. Durante os jogos tem um hábito curioso, fecha os olhos quando sai nos cruzamentos. Há duas teorias, a primeira diz que enquanto dorme é quando Ricardo faz as melhores exibições. Quando sonha não há bola que entre na baliza e durante os jogos fecha os olhos para sonhar… A segunda teoria que diz que, tal como os grandes músicos fecham os olhos enquanto tocam um solo, também Ricardo o faz quando tem que sair a uma bola, é para curtir a profundidade do momento.
Toda a gente sabe que Ricardo é um protegido de Scolari. Antes do último jogo o bilhete que Scolari deixou a Ricardo tinha uma passagem especial “ só no jogo da Playstation é que o goleiro é automático no jogo de amanhã você tem que defender. Guarda-redes é goleiro, banco é caixa ”, de nada serviu. Abramovich tem tanto medo desta relação de Scolari com o Ricardo que incluiu uma cláusula no contrato de Scolari que impede o treinador de levar o guarda-redes para o clube Inglês. Mas Ricardo ainda tem uma hipótese na Selecção. Se o novo seleccionador for o Manuel José, Ricardo tem o lugar garantido, pois como tem um timbre de voz parecido com o do treinador Algarvio, já são dois a falar fininho e já não parece que Manuel José tem uma voz esquisita.
1 comentário:
quero esta!!! não há modelo feminino???
;)
Enviar um comentário